LIVROS

Você pode encontrar aqui os livros publicados pelo grupo

IMG_0290.png

Os fios que teceram e costuram a organização deste livro estão ligados a propostas de pesquisas desenvolvidas no Laboratório de Estudos e Pesquisas de Educação em Geografia - LEPEGEO, do Centro de Ciências Humanas e da Educação - FAED, da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. 

E, também, as parcerias com professores/as, pesquisadores/as de outras universidades, na medida em que suas pesquisas fazem conexões com nossa proposta de apresentar ações e reflexões teórico-metodológicas em educação geográfica que coloquem em movimento um saber resultante de um fazer em educação no presente.

Para adquirir um exemplar, entre em contato: atlasudesc@gmail.com

Educação geográfica em movimento

educacao g mov II.jpg

Os anos de 2020 e 2021, seguramente, serão lembrados por muitas e muitas gerações pelos marcantes acontecimentos e transformações em níveis planetários, ocasionados pela pandemia do novo coronavírus (SARSCoV-2), a Covid-19. Junto às profundas mudanças e transformações vivenciadas na contemporaneidade, impõe-se outras tantas interrogações sobre o futuro da escola, das práticas pedagógicas e do ensino de Geografia (...) O momento atual, nos convoca a não mais apenas defender a escola, mas também a repensarmos as práticas e saberes que a constituem, que lhe dão forma e sustentam essa importante instituição social. 

É neste contexto atípico da educação que juntamos esforços para publicar o segundo volume do livro Educação Geográfica em movimento, resultado do exercício de reunir parte das produções acadêmicas levadas a cabo pelos pesquisadores do Laboratório de Estudos e Pesquisas de Educação em Geografia – LEPEGEO, da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), bem como das investigações em parcerias seladas com colegas de outras regiões do país. Diante das inúmeras dificuldades de cunho educacional vivenciadas neste momento, valoramos com alegria alguns dos resultados de pesquisas e experiências docentes que buscaram ampliar as possibilidades de pensarmos a formação de professores e a educação geográfica.

O livro é composto por 21 artigos e os temas das investigações são diversos e múltiplos, e movimentam dois grandes eixos, centrados na formação de professores e no ensino de Geografia, como também nas práticas pedagógicas com diferentes linguagens. Dessa monta, as pesquisas aqui reunidas apresentam um panorama das possibilidade de compreender as interações, diálogos e caminhos trilhados pelos autores, cada um a seu modo, em defesa da educação geográfica.

 

DOWNLOAD
 


 

Educação geográfica em movimento
Volume II

CAPA-01.jpg

Com alegria partilhamos alguns resultados dos trabalhos de pesquisa, ensino e extensão desenvolvidos de 2017 a 2020 no Monumento Natural Municipal da Lagoa do Peri, em  Florianópolis/SC.

Este livro é fruto de um trabalho feito por muitas mãos comprometidas com a educação geográfica em espaços não formais de educação.
A escolha do Monumento Natural Municipal da Lagoa do Peri deve-se, principalmente, pela tamanha expressividade desse espaço público, tanto pela exposição de suas paisagens naturais e culturais, que lhe confere ampla e legítima visibilidade, quanto pelo número de frequentadores, colocando em cena a larga repercussão e reverberação das dinâmicas socioambientais ali existentes.
Assim, nossa proposta é contribuir com o desenvolvimento de práticas educativas e com a formação docente em Geografia por meio de trilhas e caminhadas, em particular, no Caminho Guarani, no Caminho do Saquinho e no Sertão do Ribeirão.

 

Download