ORIENTAÇÕES

Aqui você encontra os trabalhos de conclusão, dissertações de mestrado e teses de doutorado orientados pelas professoras coordenadoras

Trabalhos de conclusão de curso

Dissertações de Mestrado

Teses de Doutorado

Luiz Jayme de Souza Neto. As paisagens de Florianópolis em cartões postais: afinando as possibilidades entre a geografia escolar e a música. Início: 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

1.

Livia Selhane. Invenções geografias em espaços de hortas escolares. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

2.

Larissa Marchesan. Brincar fazendo geografia: experiências na terra e com a terra. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientação: Ana Maria Hoepers Preve.

3.

Camila Barbosa. Derivas geográficas. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientação: Ana Maria Hoepers Preve

4.

Susana Ramos da Silva Barbosa. As potencialidades educativas das Geografias Imaginárias na série televisiva Game of Thrones. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientação: Ana Maria Hoepers Preve.

5.

Monica Maria Hermes Marinho. A prática pedagógica no Estágio Curricular no curso de Pedagogia: experiências na educação infantil, nos anos iniciais e na educação não formal. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Ana Paula Nunes Chaves.

6.

Andrea Valério Rabelo Nardino e Paula de Souza. A importância da ludicidade no processo de ensino aprendizagem. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Ana Paula Nunes Chaves.

7.

Marcelo de Araújo. Território de Lazer e Sociabilidade de Jovens LGBT no Centro de Florianópolis/SC. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Ana Paula Nunes Chaves.

8.

Eroni Fernandes e Eliani Canonica. O Estágio e a Docência: formação e aproximação da realidade no espaço educativo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Ana Paula Nunes Chaves.

9.

Andreia de Souza e Juliana Padilha. O lúdico no processo de aprendizagem. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Ana Paula Nunes Chaves.

10.

Eleandra Vieira, Marivone Zanchet e Malgarete Coppini. Práticas pedagógicas significativas e a importância da participação das famílias no contexto escolar. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Ana Paula Nunes Chaves.

11.

Ricardo Martins Raquel. As migrações contemporâneas e o ensino de geografia: análise de livros didáticos do ensino médio. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Ana Paula Nunes Chaves.

12.

Carolina Mengelberg Teotonio da Silva. Sentidos de lugar: análise das percepções espaciais da comunidade LGBT no centro de Florianópolis. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Ana Paula Nunes Chaves.

13.

Helena Paula Zanin. Oficinas de audiovisual e as potências da educação em instituições de clausura. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Educação) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina. 

1.

Camila Camargo. Histórias de vida em uma horta escolar. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina.

2.

Raoni Borges. Trabalhos de campo nos arredores da escola: uma contribuição ao ensino experiencial de geografia. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientação: Ana Maria Hoepers Preve.

3.

Kathy Scharf. Linhares e suas afetações: uma cartografia de encontros. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientação: Ana Maria Hoepers Preve.

4.

Vanesca Cabral. Intervenções nas imagens da cidade: pistas para uma educação geográfica. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientação: Ana Maria Hoepers Preve.

5.

Gislaine Carla Waltrik. Habitar territórios e percorrer fluxos: cartografias das sexualidades que ganham passagem no espaço escolar. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientação: Ana Maria Hoepers Preve.

6.

Steale Cristina Corrêa. “Uma imagem vale mais do que mil palavras”: Sequência Didática com uso de imagens e suas contribuições para um ensino de geografia na perspectiva inclusiva. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

7.

Maynine Souto de Macedo. @sogeografy: uma experiência com smartphones no ensino de geografia. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientação: Ana Maria Hoepers Preve.

8.

Marina Coelho Rosa e Silva. Caminhar como uma forma de produzir cartografias: outras imagens sobre o Centro de Florianópolis. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

9.

Danilo Stank Ribeiro. Ofício, oficina, oficineiro. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientação: Ana Maria Hoepers Preve.

10.

Sandro Pinheiro. Perspectiva da Cartografia Social para a Geografia Escolar. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientação: Ana Maria Hoepers Preve.

11.

Luiz Guilherme Augsburger. O que pode a amizade? movimentos cartográficos e educação em terras de clausura. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientação: Ana Maria Hoepers Preve.

12.

Luiz Guilherme Augsburguer. Que pode a amizade: uma geonomadologia da amizade pedagogizada. Início: 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina.

1.

Danilo Stank Ribeiro. Por uma educação sem futuro. Início: 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina.

2.

Juliane de Favere. Caminhar com uma juventude devastada: oficinas como modo de criar e habitar territórios em educação. 2019. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ana Maria Hoepers Preve.

3.