top of page

Monumento Natural Municipal da Lagoa do Peri

Monumento Natural Municipal (MONA) da Lagoa do Peri é considerado o primeiro parque instituído em Florianópolis pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). O MONA é a maior unidade de conservação de Florianópolis e sua importância se deve, principalmente, à presença do maior reservatório de água doce do litoral catarinense. Foi criado como Parque em 1981 pela Lei Municipal 1.828 e abrange uma área de 20,3 km² sendo, em média, um quarto correspondente à lâmina d´água (IPUF, 1978). Em 2019, passou por uma recategorização e hoje é classificado como um Monumento Natural. A escolha do MONA para a realização do Programa deve-se, principalmente, pela tamanha expressividade desse espaço público, tanto pela exposição de paisagens naturais e culturais que lhe conferem ampla e legítima visibilidade, quanto pela quantidade de visitantes que transitam diariamente pela área de lazer próxima à sede e ao longo da margem leste da Lagoa do Peri. Essas especificidades colocam em cena a larga repercussão e reverberação das dinâmicas socioambientais ali existentes. Ademais, as ações do Programa podem despertar o interesse da comunidade atendida para processos de gestão sustentável dos recursos disponíveis, para a elaboração de projetos e reconhecimento de políticas públicas existentes, além do próprio empoderamento da população local. 

Práticas Pedagógicas Acessíveis no Ensino de Geografia: a Produção de um Audiovisual no Monumento Natural Municipal da Lagoa do Peri

A pesquisa apresentada neste texto teve como intuito refletir sobre a importância do ensino de Geografia inclusivo para estudantes surdos. Para tanto, nosso objetivo foi investigar as práticas pedagógicas acessíveis à comunidade surda e que podem ser utilizadas no ensino da Geografia. Com isso, investigamos a paisagem do Monumento Natural Municipal da Lagoa do Peri – MONA da Lagoa do Peri, em Florianópolis/SC. Além dos estudos bibliográficos, foram realizadas saídas de campo para coletar dados das trilhas e uma seleção de imagens que colaboraram na confecção de um roteiro de saída de estudos virtual, com a transposição da linguagem para um formato acessível aos surdos produzindo um audiovisual como material educativo. O audiovisual apresenta um contexto do MONA da Lagoa do Peri, as duas trilhas onde ocorreu o trabalho de campo e a importância desses espaços públicos tanto para a educação geográfica em espaços não formais de educação, quanto para a educação geográfica. Como resultados, consideramos que a realização da pesquisa deu visibilidade para esse espaço público ser utilizado no ensino de Geografia para estudantes surdos e ouvintes, colaborou na promoção e realização de outras práticas no local e, por fim, promoveu espaço para criação de um material didático em audiovisual que poderá ser usufruído pelos professores de Geografia da educação básica.

PAISAGENS EDUCATIVAS NO MONUMENTO NATURAL MUNICIPAL DA LAGOA DO PERI

Em Paisagens educativas no Monumento Natural Municipal da Lagoa do Peri são compartilhados alguns resultados dos trabalhos de pesquisa, ensino e extensão desenvolvidos de 2017 a 2020 no Monumento Natural Municipal da Lagoa do Peri, em Florianópolis/SC. Fruto de muitas mãos comprometidas com a educação geográfica em espaços não formais de educação, o livro contou com Profa. Dra. Ana Paula Nunes Chaves – Coordenadora do Projeto de pesquisa Experiências educativas da paisagem: uma cartografia do Parque Municipal da Lagoa do Peri, Florianópolis/SC, e do Programa de extensão Expedições geográficas – e com os bolsistas pesquisadores Ana Flávia Pereira, Camila Benatti Policastro, Isabella Carvalho de Souza e Matheus Valmir Sagaz. Além disto, foi realizado com o apoio do Programa de Apoio à Extensão Universitária (PAEX)/UDESC 2020-2022.

O Estágio Supervisionado de Geografia em Unidades de Conservação: experiências no Parque Municipal da Lagoa do Peri – Florianópolis/SC

O presente artigo tem como objetivo discutir as possibilidades de ensino em espaços não formais de educação por meio de experiências formativas no Parque Municipal da Lagoa do Peri, uma das nove unidades de conservação localizadas na cidade de Florianópolis/SC. A pesquisa contou com a participação de estudantes da 7ª fase do curso de Geografia Licenciatura da UDESC, vinculados à disciplina de Estágio Curricular Supervisionado em Geografia III, no primeiro semestre de 2018. As atividades foram conduzidas em duas etapas complementares: foram realizados estudos bibliográficos acerca do parque e trabalhos de campo apoiados em observação e entrevistas em um período de dois meses. Divididos em grupos, os estudantes planejaram e desenvolveram dois projetos: um roteiro de saída de estudos na trilha Caminho do Saquinho, e um curta-metragem com o intuito de problematizar a temática do lixo e dos resíduos sólidos na comunidade do Sertão do Ribeirão (popularmente conhecido como Sertão do Peri), núcleo de população tradicional residente no parque. Os projetos desenvolvidos abriram novas possibilidades de conhecimento para comunidade local e criaram novas perspectivas de intercâmbio acadêmico entre a universidade e o parque. Ademais, deram visibilidade à promoção de ações educativas de diferentes naturezas, bem como o incentivo à formação docente em unidades de conservação.

TRILHANDO ACESSIBILIDADES NO MONA DA LAGOA DO PERI

TRAJETOS

© 2035 by The Thomas Hill. Powered and secured by Wix

bottom of page