top of page
Uma fotografia em preto e branco de um grupo de 19 pessoas, homens e mulheres, em um parque. Alguns estão ajoelhados e outros estão em pé.

Pibid

2018-2022

Este é um grupo formado a partir de estudantes do curso de geografia da UDESC, que participam como bolsistas e voluntários do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa Residência Pedagógica. Unindo estudantes de fases iniciais e finais, o programa proporciona a inserção dos estudantes no ambiente escolar, futuro palco de atuação profissional, contribuindo para a formação acadêmica dos estudantes de licenciatura.  
As atividades do grupo dividem-se em dois momentos: um primeiro momento de reunião e aprofundamento teórico, e um segundo momento, na sala de aula, de aplicação dos projetos e acompanhamento das atividades docentes.   

Divididos em grupos de três ou dois participantes, os pibidianos acompanham os projetos realizados nas escolas parceiras, oferecem apoio pedagógico, além de implementarem projetos próprios do grupo, como o Geocurtas, que busca trabalhar os conteúdos geográficos  com auxílio de ferramentas audiovisuais.  

COLÉGIOS PARCEIROS

Logo do programa PIBID. O desenho do globo terrestre com nuvens ao redor desenhado com triângulos.

Colégio de Aplicação da UFSC: 

O Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina, criado em 1961 com o nome “Ginásio de Aplicação”, surgiu com o objetivo de servir de campo de estágio para os estudantes do então curso de Didática, da Faculdade Catarinense de Filosofia. Iniciando com apenas a 1ª série ginasial, o número de turmas foi aumentando com o passar dos

 

Um muro de tijolos em que se vê um grafite de uma construção, uma pessoa sentada com um chapéu e outro maior de calça jeans, chinelo e boné. A imagem é preta e branca.

anos e, em 1970, ano em que foi renomeado como Colégio de Aplicação, já havia duas turmas para cada série. 

Localizado no Campus Universitário, no bairro Trindade, atualmente o Colégio de Aplicação atende ao Ensino Fundamental e Médio, baseando sua política educacional na tríade acadêmica de pesquisa, ensino e extensão, além de desenvolver diversas práticas pedagógicas e estágios supervisionados para os cursos de Licenciatura e Educação, buscando se aproximar cada vez mais da Universidade.  

Por possuir uma condição diferenciada dos demais colégios públicos, em relação à infraestrutura e verba, o Colégio de Aplicação desenvolve muitos projetos, nas diversas áreas do conhecimento, incentivando os alunos a iniciarem, desde cedo, em atividades de produção acadêmica.  Dentre os projetos desenvolvidos pelo colégio o PIBID participa de quatro, são eles: Córdoba, Chê Mané, Nós Propomos e Pés na estrada do conhecimento.  

Para saber sobre o Colégio de Aplicação acesse: http://www.ca.ufsc.br/ 

Para conhecer mais do material produzido pelos professores e estudantes do Colégio de Aplicação, acesse: 

http://geografando.paginas.ufsc.br/ e https://geoaplicacao.wordpress.com/

 

E.E.B. Dilma Lucia dos Santos:

Localizada no bairro Armação do Pântano do Sul, a escola básica municipal Dilma Lucia dos Santos atende em torno de 400 estudantes do ensino fundamental, principalmente do bairro onde está localizada. Antes EBM Presidente Castelo Branco, que se localizava onde hoje é o Centro de Saúde do bairro, a escola mudou para seu nome e endereço atuais em 2004.  

 

Uma fotografia em preto e branco com um grupo de pessoas entrando no mar. Ao fundo se vê uma montanha e no mar há alguns barcos.

Conta com o diferencial de ter salas temáticas para cada matéria para os estudantes dos anos finais do ensino fundamental. Além disso, o projeto político pedagógico apresenta eixos temáticos como a educação ambiental e a educação das relações étnico raciais, nos quais baseia seus projetos. 

Na escola, os PIBIDianos oferecem apoio pedagógico nas aulas de Geografia, desenvolvendo jogos com a Geografia, além de auxiliarem no desenvolvimento do projeto “De Naufragados a Ilha do Campeche: Conhecendo a Ilha ao som do Daza”, com turma do sexto ano, que articula Geografia, paisagens e música.  

 

Fotografia em cores do pátio externo de uma escola. As paredes são claras e ao fundo se vê uma árvore. Existem algumas crianças brincando no pátio.
Fotografia em cores do muro e portão da escola. O muro é laranja e o portão verde e dentro dos muros da escola se vê a parte superior de uma construção que parece ser a quadra.

E.E.B. Padre João Alfredo Rohr:

A escola básica municipal Padre João Alfredo Rohr fica localizada no bairro Córrego Grande, na área central da Ilha de Santa Catarina e próxima à UDESC. Criada no ano de 1956 e transferida para a atual localização em 1973,  a escola oferece ensino fundamental para os estudantes da região. Sendo as atividades iniciadas no primeiro semestre de 2019, os pibidianos atuam com o reconhecimento da escola e apoio pedagógico à professora de Geografia e suas atividades realizadas.

De acordo com o Projeto político pedagógico da escola, o objetivo principal da mesma é "investir no processo educacional buscando ampliar a consciência critica social dos envolvidos no processo, através da apropriação do conhecimento historicamente  produzido, contribuindo para uma sociedade justa e solidária".

 

E.E.B. Porto do Rio Tavares:

A escola de educação básica Porto do Rio Tavares, localizada no bairro Rio Tavares e fundada em 1929, atende estudantes do ensino fundamental da região. Em seu projeto político pedagógico, propõe uma escola “de qualidade, democrática, participativa e comunitária, como espaço cultural de socialização e desenvolvimento do

Um grupo grande de pessoas está ao redor de uma escavação, onde se encontram baldes e outros instrumentos e algumas cercas que não podem ser ultrapassadas. A imagem está em preto e branco.

educando”. Tem como objetivo da escola reproduzir a sociedade, mas buscando ações transformadoras a fim de formar uma sociedade mais igualitária. 

A escola realiza parcerias com diversas instituições, como a UFSC, UDESC, IFSC, Centro de Saúde, etc para a realização de projetos que venham a melhorar a qualidade da educação e de vida dos sujeitos escolares. 

Os pibidianos estiveram na escola, desenvolvendo apoio às turmas e professor, além do envolvimento nas problemáticas cotidianas, como a luta pela reforma da quadra de esportes, que está fechada, e as questões socioambientais da bacia do rio Tavares, tema central da Mostra Cultural e Científica desenvolvida no mês de setembro de 2018.  

No primeiro semestre de 2019, as atividades na Escola de Educação Básica Porto do Rio Tavares foram encerradas.

NOSSAS PRODUÇÕES

Audiovisual produzido a partir das experiências do PIBID Geografia UDESC com a turma do sétimo ano (E.F.) da escola Dilma Lúcia dos Santos, em Florianópolis/SC. Os jogos lúdicos são uma maneira muito interessante de envolver os estudantes de forma divertida, mas ainda focada no assunto da aula. Acervo PIBID, 2018.

Audiovisual resultado de um semestre de trabalho do PIBID Geografia UDESC com a escola Dilma Lúcia dos Santos. A partir da música, a turma de sexto ano realizou saídas de campo para os locais citados na música, identificando nos mesmos elementos geográficos que auxiliariam nas atividades em sala de aula após a saída. Acervo PIBID, 2018.

Após conviver na escola Porto do Rio Tavares e identificar as problemáticas presentes naquele espaço escolar, o grupo PIBID produziu um audiovisual em defesa da escola e melhorias na mesma, mobilizando estudantes, professores e ex-membros da escola. Acervo PIBID, 2018.

GALERIA

bottom of page